Shiatsu

Shiatsu

Shiatsu ou massagem com a “pressão dos dedos”, às vezes também chamada de shiatsu zen, é uma forma japonesa de fisioterapia. Ela é frequentemente descrita como o equivalente a acupuntura, mas essa comparação não é inteiramente precisa, porque a técnica vai além de pontos de pressão específicos, incorporando outros métodos, como alongamento, respiração e rotação em uma abordagem de corpo inteiro que visa restaurar o equilíbrio energético. Entre os muitos benefícios do Shiatsu estão o tratamento de diferentes problemas espirituais, físicos e emocionais. As raízes do Shiatsu tem milhares de anos de idade, e hoje, a técnica está crescendo em popularidade em todo o mundo.

Princípios subjacentes

O principal conceito por trás da massagem shiatsu é que a energia, qu ou chi, circula ao longo de canais ou meridianos do corpo. Quando ela flui livremente, chi traz energia positiva yang enquanto leva embora a energia yin negativo, mantendo um indivíduo fisicamente, emocionalmente e espiritualmente bem. Sob este ponto de vista, existe um número quase infinito de coisas que podem perturbar o delicado equilíbrio do yin e yang, e, como resultado, diminuir ou bloquear o chi causando problemas no bem-estar. Condições como a insônia, indigestão, inchaço nas articulações, dores de cabeça ou depressão são vistos não como fontes de desconforto, mas sim como sintomas do chi hiperativo, subprodutivo, bloqueado ou mal direcionado.

A massagem shiatsu é feita através da manipulação de pontos de pressão ao longo dos meridianos específicos que relaxam o corpo, podendo trazer a energia de volta ao equilíbrio e, portanto, o tratamento de inúmeras doenças.

Os meridianos
São reconhecidos entre 12 a 14 principais meridianos através dos quais o chi flui. Estes são nomeados para órgãos, como coração, pulmões e estômago. O massagista de shiatsu associa estas partes do corpo não só com sua função física, mas também com conotações espirituais, emocionais ou mesmo sociais desses órgãos. No shiatsu essa visão multifacetada da saúde é necessária porque a mente e o corpo estão intrinsecamente ligados, e, em um nível mais amplo, todas as coisas no mundo nos afetam de alguma forma.

O que esperar de uma sessão de Shiatsu
A principal diferença entre este tipo de massagem e de outras formas é que os clientes não precisam se despir para uma sessão. Eles geralmente podem usar roupas normais, embora deva ser solta e confortável. Massagem Shiatsu também não envolve o uso de óleo.

Durante a sessão, o massagista geralmente pede ao cliente que relaxe no chão, tapete, ou maca. O terapeuta atende o cliente analisando todo o contexto de sua vida, seja pela análise da sua rotina, alimentação e estilo de vida. Ele faz algumas perguntas básicas para saber sobre as condições atuais de saúde ou tratamentos, após isso ele faz uma massagem muito leve e usa outras técnicas de observação física para descobrir onde ajustar o chi. Uma vez que ele está confiante de sua avaliação, ele gentilmente começa a massagear com firmeza, aplicando pressão com os dedos polegares e as palmas das mãos. Durante a massagem o massagista vai pedir que você faça uma respiração profunda para que a energia se mova em seu corpo.

A manipulação dos pontos de pressão podem ser um pouco doloridos para algumas pessoas. Outras podem sentir uma sensação de euforia, alívio emocional, completo relaxamento e até chorar.

A massagem shiatsu é considerada completamente segura, inclusive para as mulheres grávidas, com mais de três meses de gestação.

Benefícios e Eficácia

Como a massagem shiatsu conecta toda a energia do corpo, ela ajusta o chi para curar uma grande variedade de condições, incluindo dores de cabeça, depressão, cansaço, tensão pré-menstrual e problemas digestivos. O relaxamento que acontece durante a massagem shiatsu também ajuda a reduzir a pressão arterial.

História

Embora seja difícil estabelecer uma data precisa para o início da massagem shiatsu, os especialistas acreditam que as suas raízes dela na medicina tradicional chinesa, datam de antes do século 5 AC. Profissionais médicos chineses da época trouxeram suas habilidades para o Japão em torno do século 6 DC, e ao longo de centenas de anos, os japoneses vem desenvolvendo as técnicas da massagem. Em 1800, os métodos europeus começaram misturando-se com as técnicas mais antigas, e por volta de 1919, Tamai Tempaku, agora considerado o pai da moderna massagem shiatsu, desenvolveu seus próprios métodos que vêm sendo seguidos por diversos massagistas ao redor do mundo.

Massagem Copacabana | Massagem Relaxante RJ | Tratamento de Celulite RJ | Drenagem Linfática RJ | Massagem Modeladora RJ | Massagem Modeladora com Celutec | Massagem Desportiva RJ | Massagem Relaxante | Shiatsu no Rio de Janeiro | Massagem Relaxante RJ

Niterói Websites